sexta-feira, 19 de novembro de 2010

População

A população é em cerca de 40 milhões de habitantes pelo censo demográfico feito em 2006, com a densidade populacional equivalente a 14,3 hab/km². Sua taxa de natalidade se dá em cerca de 16,7%, já a de mortalidade está em torno de 7,55%. A expectativa de vida na Argentina é de mais ou menos 76 anos e o IDH desse país é de 0,849, assim trazendo um pouco da Europa para a parte sul-americana. Os habitantes originários são indígenas, mas o país foi se desenvolvendo e esse índice foi diminuindo. No século XIX, os Espanhóis já tomavam conta de uma boa parte, por isso eram mais numerosos.


Texto: Lucas Lima

Clima


O clima argentino está dividido em quatro tipos: Quente, seco, temperado e frio. A extensão do território argentino contribui para essa variação. Seu clima quente se estende pelos estados de Missiones e Corrientes, também pela zona norte de Entre Ríos e a parte oriental do Chaco.
 
Já o clima temperado abrange grande parte do estado de Buenos Aires, o centro e também o sul de Santa Fe e o nordeste de La Pampa. Na faixa em que o clima temperado e subtropical travam sua fronteira, se dá uma variedade temperada sem inverno por causa da falta de período frio definido.
Texto: Lucas Lima

Relevo


A parte ocidental, em direção ao oceano pacífico, é limitada por parte da cordilheira dos Andes. Essa parte também serve como fronteira entre a Argentina e o Chile. O território argentino ocupa uma comprometedora parte da América do Sul, sendo o segundo maior país da mesma, atrás do Brasil. Desde a extremidade norte, até a sua fronteira com a Bolívia, sua parte ocidental está repleta de montanhas devido a sua parte com a cordilheira andina.



Texto: Lucas Lima

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Hidrografia

Hoje eu vou falar sobre a hidrografia Argentina!
Você sabia que a Argentina tem três redes hidrográficas?
* A da vertente atlântica – que é a mais importante do país; 
* A do Pacífico - que fica na parte sul da cordilheira dos Andes;
* E as bacias endorréicas,internas, - que ocupam um terço da superfície total do país.

E para saber mais sobre elas é bem fácil, é só continuar lendo! :D
Do lado Atlântico o que se destaca é o rio da Prata, que é “fruto” dos rios Paraná e Uruguai com o oceano atlântico, ele tem a largura que chega a 200 km, mais de 300 km de comprimento e descarga média de 23.300m3 por segundo, perdendo na América do Sul só para a do Amazonas.

Um dos 15 rios mais extensos do mundo é o rio Paraná, que tem mais de 1800 km em terras argentinas, sendo mais de 400 navegáveis. Já o rio Paraguai tem um pequeno trecho argentino, de margem direita, na fronteira de Chaco e Formosa (províncias) com o Paraguai.

O rio Uruguai marca as fronteiras de MisionesCorrientes e Entre Rios com o Brasil (Rio Grande do Sul) e o Uruguai.
Muitos rios da vertente atlântica que correm ou se dirigem para a região da Patagônia, vão perdendo parte de suas águas a medida que avançam.

Já no interior onde é mais árido e plano, tem muitas pequenas bacias que não conseguem nem chegar ao mar, como no planalto de Atacama, onde há chuvas escassas e águas que provem do degelo de altos picos da cordilheira, muitos rios têm cursos intermitentes ou desaparecem, ou nas planícies do Chaco que só conseguem sair o Pilcomayo, o Tueco e o Bermejo (afluentes), que terminam no rio Paraguai, ou Corrientes, que mergulha no Paraná. Um dos é que por conta disso, vira um problema nos Pampas que precisam dessa água nas obras de irrigação, afetando a economia da região.
Na província de Mendoza, há uma ampla bacia interna formada por rios e riachos que descem dos Andes e raramente chegam às províncias vizinhas de La Pampa e Neuquén, dando ao lugar o nome de Desaguadero (Desaguadouro), mas outros há parecidos, nos planaltos patagônicos.
A vertente do Pacifico inicia-se também nos Andes que passa por Mendoza. São cursos de água pequenos que começam no alto da cordilheira, atravessando o Chile.

 Texto: Priscila Tachard

Fauna



A fauna argentina apresenta diversas espécies características da América do Sul, embora menos variada que nas regiões tropicais. Há grande quantidade de aves, répteis e roedores. Entre os mamíferos estão à onça-pintada, a suçuarana e o gato-dos-pampas. Há também raposas em várias regiões e, na mata subtropical, o macaco guariba é bastante encontrado, assim como a doninha, a anta, o tamanduá-bandeira, o tatu, diversas espécies de cervo e, nas regiões andinas, a lhama, a alpaca, a vicunha e o guanaco.

A ordem dos roedores é bem representada, com capivaras e vários tipos de coelho. Os répteis incluem a jibóia e peçonhentas como a cobra-coral e a cascavel, além de jacarés e lagartos

São particularmente numerosas as espécies de aves, de muitos papagaios e poucas emas e gansos selvagens, garças, gaviões e, no alto dos Andes, o condor

No extremo sul do país, a fauna do litoral gelado conta com muitas das espécies peculiares a essa paisagem, como os pingüins, as focas, os lobos-marinhos.

Texto: Blanca Fernandes

Flora

A Argentina tem uma grande diversidade de fauna e flora em seu território, que são diretamente determinadas pelas correspondentes diferenças de clima, solo e outras condições materiais. 

No norte da Mesopotâmia argentina, quente e úmido, predominam as matas subtropicais, em que se identificam espécies como o cedro, o ipê, a erva-mate, o pinheiro, as longas samambaias, bambus e cipós. Perto do leito dos rios, essa vegetação vai até a parte sul da planície mesopotâmica.


No Chaco, a paisagem mais constante é parecida com a do cerrado brasileiro, que é coberta de gramíneas e palmeiras esparsas. Na parte mais chuvosa ou perto dos rios destaca-se a ocorrência de quebracho, que é o principal item da exploração florestal do país, e outras madeiras úteis, como lapacho e urundaí. Áreas desérticas e semidesérticas encontram-se nos Andes, na Patagônia extra-andina e a sudoeste do Chaco. Paraíso das gramíneas, a região dos Pampas quase não tem árvores. No leste mais seco, chega a abrigar plantas especialmente adaptadas à aridez, compondo às vezes um matagal arbustivo intermitente.
Texto: Blanca Fernandes

Economia $.$

A Argentina tem a segunda maior economia da América do Sul.
Sua economia é baseada principalmente na agricultura e na pecuária, a agricultura está entre umas das mais altas do mundo e o país é produtor e exportador de cereais e sendo o seu principal produto o trigo, já na pecuária a carne de gado e a lã são muito importantes para a sua economia, sendo também de ótima qualidade.

No ramo pesqueiro apesar de serem potencialmente muito produtivos não são devidamente explorados e a mineração não tem recebido muita atenção apesar de terem grande diversidade de reservas de petróleo, carvão e metais variados, outra importante produção é a de gás natural.

A Argentina participa do mercosul que é mercados comuns entre alguns países da América do Sul e graças ao seu fortalecimento nos anos 90 começou a expansão da indústria. Apesar da economia Argentina permanecer concentrada na produção agropecuária, a industria é responsável por aproximadamente 35% do PIB (2006).

A taxa do desemprego na Argentina alcançou 21,3%em 2001, no meio da crise. Até maio de 2007 a taxa de desemprego tinha caído para 9,8%. A inflação anual que 2002 chegou a 40% caiu em 2006 para 9,8%.
Na Argentina a moeda oficial é o peso ($) e o seu valor tem permanecido estável, sendo  que em média, $ 3 (pesos) equivalem a U$ 1 (dólar).

Texto: Priscila Tachard

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Comidas =9

Na Argentina o que não se pode ser dispensado na mesa é a carne de vaca. É muito comum nos churrascos que fazem parte de um “ritual” nos fins de semanas argentinos, quando se juntam os amigos e a família. Além da carne de vaca (que é sempre assada) eles costumam comer também rins (riñones), dobradinha (chinchulines), salsicha (chorizo) e timo (molleja).Eles se destacam também nas massas (pastas), com os espaguetes (fideos) e as pizzas.
Eles têm como pratos típicos matambre, que é uma espécie de rocambole de carne recheado com pimentas, ovos e vegetais que pode ser servido frio ou quente e tem tambêm as empadas, pastéis de massa leve que podem ser recheados com carne, frango, presunto e queijo, etc. E para a sobremesa: Um doce tradicional e popular na Argentina, o alfajor, que são dois discos redondos de massa recheados geralmente com doce de leite e envolvidos por chocolate branco ou ao leite. Há também as facturas nome genérico para os croissants (medialunas).

Já nas bebidas os que mais se destacam são o vinho e o mate, feito com uma erva verde que se toma como infusão. Outra bebida famosa no país é o clericó (conhecido como sangria no Brasil), é a bebida ideal para se compartilhar com os amigos.
 

Texto: Priscila Tachard

Música

Galera esse é o meu primeiro post nesse trabalho então queria começar com algo mais relaxante e divertido!
E pensei o que seria melhor pra começar a falar de um lugar, se não falar da cultura desse lugar?!' E decidi, hoje postarei sobre a cultura Argentina.
Vou começar pela música. quem nunca ouviu falar do Tango? Música que é o símbolo da Argentina no exterior. É uma dança mais representativa de Buenos Aires e é um rítimo que nasceu nos subúrbios e inicialmente, por ser uma dança que envolve sedução, desejo, (e como era dito que só as prostitutas aceitavam esse tipo de dança) não era difícil ver um casal de homens dançando, mas a dança passou a ser aceita por todas as famílias, principalmente depois do seu sucesso na Europa.
Outro tipo de dança (não tão famoso no exterior) é o folklore ou música folklórica, é mais representativa do interior. A dança é uma miscigenação biológica e cultural que vem desde a época em que a Argentina era uma colônia, levando em desenvolvimento com técnicas e instrumentos que têm grande influencia no folklore argentino. Essa dança tem vários estilos como Cielito, o Pericón , o gato , o quando , o oculto , o triunfo. Vale ressaltar também que o folklore argentino foi influente e teve influência na cultura musical dos paises vizinhos como: Bolívia , Brasil , Chile , Paraguai e Uruguai .


Texto: Priscila Tachard

Você sabia ?

Que a Argentina é o segundo maior país da América do Sul (só perdendo para o Brasil :), constituída como uma federação de 23 províncias e uma cidade autônoma, a capital, Buenos Aires ??!.

Sem contar que é o oitavo maior país do mundo em área territorial e o maior entre as nações de língua espanhola 8}, embora México, Colômbia e Espanha sejam mais populosos ¬¬' (problema deles, Argentina é mais melhor de bom).
Ela faz fronteira com Paraguai e Bolívia ao norte, Brasil e Uruguai a nordeste e com o Chile a oeste e sul. // Ta vendo como ela é legal ?! tem vários vizinhos amiguinhos hm. \\
Além disso, a Argentina possui o segundo mais alto IDH e PIB per capita em paridade do poder de compra da América Latina . O país é um dos membros do G20 maiores economias, com o 30º maior PIB nominal do mundo e o 23º maior quando a paridade do poder de compra é considerada. O país está classificado como de renda média alta ou como um mercado emergente secundário pelo Banco Mundial. // Já o Brasil .. prefiro nem comentar né não ¬¬' \\

Cansamos, depois continuamos nos próximos posts; até mais galerinha do bad. (romance-n)
Texto: Blanca Fernandes

Apresentação

Oi pessoal * --- * tudo bem com vocês ?! não precisa responder, ate porque não me interessa /parei :3
Seguinte, Este blog foi fundado por Blanca, Lucas Lima e Priscila - alunos do Sartre coc (Itaigara) - para falar um pouco mais sobre a Argentina, não é legal? -n mas pontos são legais então nós falaremos sim :D
Então leiam, se divirtam e comentem :}